Uma Comunidade de Aprendizagem

COMUNIDADE: AS CARACTERISTICAS E VALORES DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Francisco Alves da Costa Sobrinho


Uma comunidade se forma a partir de necessidades comuns, de interesses a serem satisfeitos, de metas a serem alcançadas, de objetivos a serem estabelecidos e cumpridos, com base no estabelecimento e de cumprimento de códigos expressos através de diversas manifestações e formas de linguagem.


Para existir como tal, uma comunidade materializa-se baseada em alguns pressupostos, os quais dizem respeito, normalmente, a questões que fundamentam e justificam o interesse ‘comunal’, como pode ser o caso da necessidade de moradia, local de trabalho e/ou emprego, estudos, esportes, cultura e lazer etc.


Uma comunidade se faz à base de muitas exigências cotidianas e pressupõe conhecer as formas de defesa, de ataque, onde encontrar apoios, como se estabelecer e conviver melhor, sobreviver e ser capaz da criação de laços pessoais, etc., enfim, que se deva passar por todo um período de adaptação e aprendizado, caminhando pelo novo e pelo desconhecido (em que podem ocorrer manifestações de medo, de insegurança, e sentimentos de solidão, saudade, decepção, indo e vindo nos momentos de maior ou menor tensão).

Assim, a iniciativa de formação e funcionamento de uma Comunidade de Aprendizagem, pressupõe todo um processo de sensibilização e de identificação, realizado através de mobilização e conscientização dos seus integrantes, no sentido de buscar o seu ordenamento e a estruturação das ações a serem desenvolvidas, considerando sua natureza, qualidade e legitimidade; entendendo-se que a Comunidade de Aprendizagem estrutura-se como um projeto educativo e cultural próprio, o qual deverá servir, conforme a educadora Rosa Maria Torres, “para educar a si própria, suas crianças, jovens e adultos, graças a um esforço endógeno, cooperativo e solidário baseado em um diagnóstico não apenas de suas carências, mas, sobretudo, de suas forças para superar essas carências.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SISTEMA MOODLE NOS CURSOS A DISTANCIA – REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS

Francisco Alves da Costa Sobrinho

A Internet permite agrupamentos de pessoas – com a denominação de redes, comunidades virtuais, comunidades virtuais de aprendizagem etc., que apresentam semelhanças e também especificidades, indicando que podemos aprender nas mais variadas circunstâncias, tempos e lugares. Auxilia-nos a conhecer esses agrupamentos e aproveitá-los como estratégias pedagógicas.
Palavras-chave: Rede social online – Comunidades de Aprendizagem – Comunidade virtual – Comunidades virtuais de Aprendizagem

COMUNIDADES EM REDE

Rede social virtual - online - é um grupo de pessoas reunidas através da Internet a partir de interesses comuns, podendo dialogar por e-mail, blog, lista de discussão, em ambientes de agrupamentos, etc, nos quais as interações tornam-se fundamentais, constituindo base para a estrutura, organização e dinâmica de sistemas como as redes sociais. Uma rede social online funciona enquanto seus integrantes dialogam, existindo muitos agrupamentos organizados com foco em processos educativos, os quais não estão apenas em torno de um tema, mas de situações didáticas, proposta ou projeto pedagógico a realizar, havendo um animador ou mediador do grupo com a tarefa de provocar e estimular a participação dos demais, características que distinguem as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos na Internet.

Comunidade virtual é uma rede social online, onde o diálogo e a colaboração entre as pessoas são muito freqüentes, gerando um grau de comprometimento entre elas. A intensidade nas relações, portanto, seria o elemento distintivo entre as redes e as comunidades virtuais. Nas comunidades e em rede as pessoas compartilham informações e aprendem umas com as outras, vivenciando desafios, conquistas e descobertas, sendo esses agrupamentos fonte para a atualização profissional, qualificação da prática e resolução de problemas. Nelas o educador pode se alimentar de novidades e conhecer outras práticas para melhorar a sua ação de educar, como diz Paulo Freire (1996) ao lembrar que aprendendo socialmente se descobre que é possível ensinar e que, historicamente, aprende-se a trabalhar maneiras, caminhos e métodos de ensino, pois “ensinar inexiste sem aprender e vice-versa”.

Portanto, identificados os interesses comuns abre-se a possibilidade de se criar redes e comunidades, nas quais torna-se possível disponibilizar informações, realizar encontros virtuais e ministrar cursos, por exemplo, utilizando-se as ferramentas, sistemas e navegadores da  Web 2.0 (MS Windows, Linux, Mozila Firefox..), que não requerem muito espaço no disco local e no HD e podem ser utilizadas gratuitamente, tendo capacidade de alcançar bons níveis de interação valendo-se de um site na Web, potencializando a prática pedagógica e o desempenho da Comunidade de Aprendizagem, destacando-se os Cursos a Distancia utilizando o sistema de gerenciamento de aprendizagem Moodle, pela sua capacidade, aplicativos direcionáveis  para os mais diversos fins e facilidade de operacionalização.

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