Francisco Alves da Costa Sobrinho
A Internet permite agrupamentos de pessoas – com a denominação de redes, comunidades virtuais, comunidades virtuais de aprendizagem etc., que apresentam semelhanças e também especificidades, indicando que podemos aprender nas mais variadas circunstâncias, tempos e lugares. Auxilia-nos a conhecer esses agrupamentos e aproveitá-los como estratégias pedagógicas.
Palavras-chave: Rede social online – Comunidades de Aprendizagem – Comunidade virtual – Comunidades virtuais de Aprendizagem
COMUNIDADES EM REDE
Rede social virtual - online - é um grupo de pessoas reunidas através da Internet a partir de interesses comuns, podendo dialogar por e-mail, blog, lista de discussão, em ambientes de agrupamentos, etc, nos quais as interações tornam-se fundamentais, constituindo base para a estrutura, organização e dinâmica de sistemas como as redes sociais. Uma rede social online funciona enquanto seus integrantes dialogam, existindo muitos agrupamentos organizados com foco em processos educativos, os quais não estão apenas em torno de um tema, mas de situações didáticas, proposta ou projeto pedagógico a realizar, havendo um animador ou mediador do grupo com a tarefa de provocar e estimular a participação dos demais, características que distinguem as redes e comunidades virtuais de aprendizagem dos demais agrupamentos na Internet.
Comunidade virtual é uma rede social online, onde o diálogo e a colaboração entre as pessoas são muito freqüentes, gerando um grau de comprometimento entre elas. A intensidade nas relações, portanto, seria o elemento distintivo entre as redes e as comunidades virtuais. Nas comunidades e em rede as pessoas compartilham informações e aprendem umas com as outras, vivenciando desafios, conquistas e descobertas, sendo esses agrupamentos fonte para a atualização profissional, qualificação da prática e resolução de problemas. Nelas o educador pode se alimentar de novidades e conhecer outras práticas para melhorar a sua ação de educar, como diz Paulo Freire (1996) ao lembrar que aprendendo socialmente se descobre que é possível ensinar e que, historicamente, aprende-se a trabalhar maneiras, caminhos e métodos de ensino, pois “ensinar inexiste sem aprender e vice-versa”.
Portanto, identificados os interesses comuns abre-se a possibilidade de se criar redes e comunidades, nas quais torna-se possível disponibilizar informações, realizar encontros virtuais e ministrar cursos, por exemplo, utilizando-se as ferramentas, sistemas e navegadores da Web 2.0 (MS Windows, Linux, Mozila Firefox..), que não requerem muito espaço no disco local e no HD e podem ser utilizadas gratuitamente, tendo capacidade de alcançar bons níveis de interação valendo-se de um site na Web, potencializando a prática pedagógica e o desempenho da Comunidade de Aprendizagem, destacando-se os Cursos a Distancia utilizando o sistema de gerenciamento de aprendizagem Moodle, pela sua capacidade, aplicativos direcionáveis para os mais diversos fins e facilidade de operacionalização.
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