A GESTÃO DE CONTEUDOS EM LINHA
(UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS TECNOLOGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA)
(UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS TECNOLOGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA)
O entorno virtual de ensino e aprendizagem, para desenhar-se corretamente, carece de um planejamento amplo, baseado em pesquisas, experiências e observações, de conceituações corretas, aclaradas por estudos de natureza tecnológica, realizando-se a elaboração de um projeto pedagógico que tenha a competência de identificar, desenvolver, integrar e realizar a junção de ferramentas para compor uma plataforma capaz de possibilitar o desenvolvimento e a execução de um conjunto de processos de ensino e aprendizagem.
Esse projeto, que pode caracterizar-se como iniciativa para construção de uma ou mais unidades de informação/formação, deve realizar-se a partir da composição de uma plataforma com identidade distinta e ampla funcionalidade, ou seja, uma plataforma de teleformação, ou um sistema de gestão de aprendizagem em rede, que “é uma ferramenta informática e telemática organizada em função de uns objetivos formativos de forma integral, isto é, que possam ser conseguidos exclusivamente dentro dela, e de uns princípios de intervenção psicopedagógica e organizativos, de maneira que se cumpram uma série de critérios básicos” ( Zapata, 2005).
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